03 setembro 2009

Por que uma reforma política não acontece no congresso?

Em uma entrevista Sarney disse que realmente o congresso está em crise e que os políticos estão diminuindo de qualidade. E o grande problema, segundo o senador Garibaldi filho é a falta de vontade do congresso em fazer uma reforma na política em geral. Mas por que a reforma não acontece? Resumidamente a reforma na política não acontece por dois motivos. Um por o congresso estar acostumado a ficar em marcha lenta e a perder tempo com processos que deveriam ser muito mais rápidos, como vemos em entrevistas pela tv onde deputados e senadores falam estar satisfeitos por todos os escândalos serem arquivados, pois só assim poderiam voltar ao trabalho, ou seja, quando existem escândalos e denuncias a política em Brasília para, e como denucias acontecem o ano inteiro você pode imaginar como o a política anda, devagar quase parando.

Mas o principal motivo é o medo de mudanças que os congressistas possuem. Eles não fazem a reforma política pois se apoiam no sistema atual, pois foi com ele que conseguiram ser eleitos e se houverem mudanças pode ser que não sejam eleitos novamente. Imaginem se for aprovado a leí de que candidatos da política não podem ter antecedentes criminais, em média 35% dos políticos não poderam se reeleger por terem sua ficha suja.

Mas além disso tem outros motivos que todos já temos conhecimento. Que são os interesses pessoais, o rabo preso e a certeza de trabalhar em um lugar onde tudo acaba em pizza se ganhando um excelente salário sem precisar bater cartão.

Fonte