16 outubro 2009

6 maravilhas da engenharia moderna

Você acreditaria que a mais alta ponte na França é mais alta que a torre Eiffel, ou que uma única barragem na China pode reter 426 bilhões de metros cúbicos de água? Cada um dos projetos descritos fixou, no mínimo, um recorde mundial por sua altura, escala, ou ingenuidade. De Veneza a Boston, do Egito para a Inglaterra, estão aqui seis maravilhas da engenharia do mundo moderno.

Veneza, Itália: A Tide Barrier será o maior projeto de prevenção de inundações no mundo.

O projeto foi debatido por mais de 40 anos como uma forma de proteger esta cidade histórica para as gerações futuras. Como Veneza afunda lentamente e a água em torno dela está subindo lentamente, e as inundações são um medo, os italianos já sabem há muito tempo que algo precisa ser feito. Finalmente, o primeiro ministro da Itália aprovou a segunda fase do plano, incluindo 80 barreiras articuladas, cada uma com aproximadamente 1.980 metros quadrados.

Zhangjiajie, China: O Elevador Bailong é o elevador externo mais alto do mundo

Com mais de 304 metros de altura, o elevador é principalmente feito de vidro, proporcionando aos passageiros uma vista estonteante para as profundezas abaixo.

Millau, França: A ponte de Millau é a ponte mais alta do mundo.

Com quase 300 metros de altura (mais alta do que a Torre Eiffel) e mais de 2.400 metros de comprimento, ficando algumas vezes, por acima da linha das nuvens. A maravilha da engenharia da ponte em si é quase tão surpreendente como a vista do vale abaixo.

Easington Noruega, Grã-Bretanha: The Langeled Pipeline está programado para ser o maior gasoduto submarino do mundo.

Ele acabará por suprir 20% das necessidades de gás da Grã-Bretanha, que liga a Inglaterra para o maior campo de gás na Europa através de 1.208 quilometros de terreno subaquático. Os engenheiros tiveram que contar com temperaturas abaixo de zero e águas turbulentas, além de desenvolver técnicas para a instalação do gasoduto. Eles são capazes de estabelecer a incrível marca de 12.870 metros de tubo por dia.

Yangtze, na China: A maior usina hidrelétrica do mundo

The Three Gorges recebeu críticas de pessoas em todo o mundo pelo seu papel no aumento dos níveis de água deslocando milhões de chineses residentes na área. Como uma obra de engenharia, no entanto, é incomparável. Será a maior usina hidrelétrica do mundo, com 180 metros de altura e segurando 426 bilhões de metros cúbicos de água com seus 30.4 milhões de metros cúbicos de concreto.

Mubarak, no Egipto: O Projeto Toshka é uma tentativa incrível de converter milhares de hectares de paisagem do deserto em terras aráveis.

A Estação Elevatória Mubarak está no centro deste esforço, e vai canalizar milhões de metros cúbicos de água por hora. Ele redirecionará 10% do Nilo, e aumentará a terra habitável no Egito em 25%. Imagens: richardlowkes, lymy, benbeiske. Via