09 novembro 2009

Fotos: Soldados fotógrafos - Uma visão real de soldados e mercenários

As fotos da galeria mostram em sua maioria soldados do Iraque, algumas fotos em combate e outras em descontração. Mas além destas há fotos de mercenários, que são soldados particulares que são contratados para defender pessoas do governo. Como é o caso da CENTCOM e do grupo Blackwater, que estão em missão no Iraque e Afeganistão. Um mercenário deste, ganha em média 1.000 dólares por dia, 10 vezes mais que um soldado do governo.

A imagem acima mostra agentes do grupos Blackwater (de boné) ajudando soldados a se defenderem de ataques da milícia xiita, em 2004, em Najaf.



Além da Blackwater, que pertence ao bilionário Erik Prince, existem outros exércitos particulares de mercenários, que chegam a ser mais de 140 exércitos só nos Estados Unidos.



Apesar deles parecerem estar fora de forma e um pouco velhos, comparados aos soldados do governo, são eles que resolvem a coisa quando o 'bicho tá pegando'. Isto por que os mercenários, contratados para fazer a segurança de altos funcionários americanos no Iraque não podem ser processados por abuso contra civis, ou seja, eles possuem imunidade na justiça iraquiana. Se cometem crimes, podem, no máximo, ser demitidos.



Já os soldados do governo americano, se cometerem algo contra um civil são levados a corte marcial nos Estados Unidos.



Enquanto um soldado americano ganha em média 100 dólares por dia para estar na guerra, os mercenários ganham em média 1000 dólares por dia, 10 vezes mais.



Os mercenários da Blackwater se envolveram em mais de 200 confrontos pesados no Iraque em menos de dois anos, e em 80% deles, os mercenários atiraram primeiro, o que é praticamente proibido aos soldados do governo. O que é muito bem representado em alguns filmes americanos.



O grupo Blackwater, o maior exército de mercenários nos Estados Unidos, é acusado de causar dezenas de mortes de civis inocentes. Sendo relatado por investigadores que eles mataram 17 civis em uma praça sem mesmo serem atacados.



Por causa de tanta violência, o governo americano está pensando em criar leis para julgar os mercenários, assim como acontece com os soldados do governo, mas para isso é preciso que peritos do FBI viajem para o Oriente Médio para colher as provas, uma tarefa ariscada que só pode ser feita com a escolta da própria Blackwater, que hoje se chama Xe.



Barack Obama promete retirar as tropas americanas do Iraque. Mas quem ficaria para trás para garantir a ordem? Empresas de segurança como a Blackwater, pagas pelos Estados Unidos.



A maioria das fotos mostradas nesta galeria são de soldados do governo e de mercenários. Fotos tiradas pelos próprios soldados, que nós coletamos em um fórum que funciona como um Flickr militar. O site Militaryphotos, onde os próprios mercenários, soldados e policiais enviam suas fotos e escrevem artigos sobre a guerra ou sobre missões que executaram. Se você gosta de ler sobre assuntos militares este é um ótimo site escrito pelos próprios soldados.

Via: militaryphotos, blackwaterfacts, veja