23 novembro 2009

O sistema operacional do Google pode ser o estopim para o surgimento da "verdadeira Web 3.0"

O Google liberou o código fonte do sistema operacional Google Chrome OS. O objetivo é permitir que todos possam contribuir com o desenvolvimento do sistema. O Google Chrome OS irá rodar todos os programas online. Segundo o Google, o sistema operacional será rápido, seguro e flexível. Mas o que o Google espera lançando um sistema operacional? Seria tomar o trono da Microsoft – monopólio dos sistemas operacionais – ou "apenas" revolucionar a web?
Os primeiros aparelhos a rodarem o sistema operacional do Google devem chegar ao mercado no final de 2010. O novo sistema operacional não poderá ser instalado no computador que você já tem. Será preciso comprar uma máquina ou hardwares pré-aprovados pelo Google que virão com o programa. E será focado em netbooks.

Como vemos a Google realmente está dominando o mundo. A marca está presente nos buscadores, rede sociais, blogs, navegadores, celulares, serviços web e agora parte para os sistemas operacionais, causando uma enorme surpresa como causou com o lançamento do navegador Chrome.

Apesar do lançamento do sistema operacional do Google, dificilmente a Microsoft vai perder seu trono e monopólio nos sistemas operacionais. A Microsoft já está anos fazendo só isto, e para a Google pegar este mesmo trem que a Microsoft pegou antes da empresa Google nascer é praticamente impossível.

O sistema operacional do Google vai ser uma alternativa que provavelmente vá ser utilizada como os sistema operacional Ubuntu, ou seja, vai ser instalado por entidades públicas, escolas, curiosos, programadores ou em dual boot para o usuário ter uma saída rápida caso o Windows dê problemas.

Podemos dizer que o Google Chrome OS pode até ter uma chance de conseguir uma boa fatia dos sistemas usados no mundo. Mas para isto o sistema do Google tem que rodar os famosos jogos, pois sem isto ele se tornará mais um Ubuntu da vida. O que acredito ser difícil de acontecer, já que o padrão dos jogos de hoje são baseados no DirectX – padrão de comunicação entre software e hardware criada pela Microsoft –, enquanto o Linux é baseado na API OpenGL, que possui um tremendo atraso no seu desenvolvimento.

Se a Google não criar nada parecido com o DirectX, o seu navegador provavelmente jamais dominará o mundo dos sistemas operacionais. Acredito que o verdadeiro objetivo do lançamento do Google Chrome OS, seja um passo para o que poderíamos chamar de web 3.0.

Tornar possível o que é impossível de se fazer com um navegador comum. Acho que este é a grande jogada do Google, um sistema operacional leve e flexível que está vindo para mudar a forma como vemos e interagimos com a web. Enfim, o sistema operacional Google Chrome OS é o que podemos chamar de o estopim para o início da verdadeira Cloud Computing ou Computação nas nuvens.


Que resumidamente é um conjunto de serviços acessíveis pela internet que visam fornecer os mesmos serviços de um sistema operacional. Esta tecnologia consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas ao invés de ter essas ferramentas localmente.

Dentro desse contexto, o PC será apenas um chip ligado à internet, a "grande nuvem" de computadores. Não há necessidade de instalação de programas, serviços e armazenamento de dados, mas apenas os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor) para os usuários.

Em um sistema operacional disponível na internet, pode-se, a partir de qualquer computador, em qualquer lugar, ter acesso às informações, arquivos e programas em um sistema único, independente de plataforma (o requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na internet). Esta é uma visão técnica do que é Cloud Computing.

Com o Cloud Computing sendo aplicado de forma revolucionária teremos algumas vantagens, como as divulgadas por Dori Prata do blog Meio Bit sobre o OnLive. "A idéia por trás do OnLive é de uma simplicidade absurda e exige que o usuário tenha apenas um computador de baixo desempenho e uma conexão rápida com a internet. Qual o segredo? O conceito de Cloud Computing. Os desenvolvedores garantem que com o seu produto os jogadores poderão aproveitar títulos como Crysis e qualquer outro jogo sem a necessidade de upgrade, já que todo o cálculo será feito nos servidores da empresa. O que receberemos será apenas o vídeo comprimido, portanto, não precisaremos de uma super-máquina."


Acredito que o Google vá fazer algo parecido, e que seu sistema é uma peça para que isto aconteça. Só que ao invés de rodar games pesados em máquinas fracas, a Google deve partir para a criação do que podemos chamar de uma "rede social" onde arquivos, jogos, videos e tudo mais possa ser compartilhado com apenas um arrastar de arquivo. O meu disco rígido ficara "hospedado na web", mas de um jeito totalmente diferente do que já acontece. Você não precisará baixar nada, simplesmente vai copiar e colar. É claro que são só apostas, mas podemos dizer que é mais ou menos isto que a Google imagina criar com o Cloud Computing e o seu sistema operacional.

Aposto que este sistema operacional da Google veio como uma peça para a criação da verdadeira "Web 3.0", que possuirá sua base no Cloud Computing, mas um Cloud Computing na visão do Google, algo totalmente diferente do que já vem sendo aplicado.
Via: pcmag, wikipedia, meiobit, tecneira.