12 outubro 2009

Os 15 animais mais estranhos do mundo

O planeta está cheio de lugares pouco explorados pelo homem, e é nestes locais que se encontram as criaturas mais estranhas do planeta. Do fundo escuro do mar para as copas das árvores de Madagáscar, é possível encontrar animais como um peixe com nariz, um ratinho com orelhas gigantes e uma bola de espinhos.

Viperfish

As profundezas dos oceanos são conhecidas por possuirem os mais estranhos animais, principalmente pelo fato de que boa parte do que está debaixo das águas é desconhecido pelo homem. Sendo muito veloz, o peixe Viperfish utiliza seus dentes enormes para caçar e prender suas presas. Vive em grande profundidade onde há pouca luz.

Sea Pig

Este bicho estranho que parece mais uma bola de gordura é na verdade um tipo de pepino do mar. Age de forma parecida com as lesmas, se alimentando de materiais orgânicos que se instalam no fundo do oceano.

Aye-Aye

Aye-Aye é um dos mamíferos mais estranhos existente. Aye-Aye é um lêmure encontrado apenas na ilha de Madagascar. Com grandes olhos salientes, super-dedos magros e uma enorme cauda peluda, Aye-Ayes são bastante originais. Suas orelhas lhes permitem detectar larvas de inseto se contorcendo dentro de árvores, além de possuirem dentes que lhes possibilitam comer cocos e cana.

Horror Frog

É chamado de "sapo horror", mas este anfíbio não é a estrela de um filme de terror. É assim chamado por causa de sua habilidade de quebrar seus próprios ossos para produzir garras. Peludo e bizarro, o sapo horror quebra seus ossos para que eles saltem de seus dedos, produzindo garras para se proteger quando se sentir ameaçado. Nativo do Camarões, ele é geralmente assado e comido. Foi descoberto em 2008.

Tatuíra Gigante

Se você tem medo de bichos, você realmente não vai gostar da Tatuíra Gigante. Assemelha-se a uma barata, mas na verdade é um crustáceo relacionado com camarões e caranguejos. Esses catadores percorrem o fundo do mar escuro em uma profundidade de até 2100 metros, para comer animais mortos como baleias, peixe e lulas.

Yeti Crab

Com seu longo apêndices peludo, o recém-descoberto Yeti Crab parece com algum tipo de preguiça do mar. Ele foi descoberto no fundo do Oceano Pacífico, durante uma expedição de mergulho profundo em 2006 e é tão incomum que uma nova família taxonômica teve que ser inventada por causa dele. O caranguejo é cego e albino, com uma pele que suporta colônias de bactérias. Vive perto de fontes hidrotermais a profundidades de 2200 metros.

Spanish Ribbed Newt

Ele parece bem normal até que esteja se sentindo ameaçado. Ao se sentir ameaçado ele faz algo bem selvagem: perfura a pele com as suas próprias costelas afiadas para criar espinhos, que são revestidos com secreções da pele tóxica.

Anglerfish

A aparência do Anglerfish é assustadora o suficiente, mas o que mais chama a atenção e a luzinha que fica presa em sua cabeça, e que serve como um chamariz para algumas presas. Além é claro de seus dentes gigantes que mal cabem em sua boca.

Dumbo Octopus

"Dumbo" pode ser encontrado nas profundezas escuras de qualquer oceano na terra. Ele cresce até 20 centímetros de comprimento e se alimenta principalmente de vermes e crustáceos.

Lixa Eel

Vivendo em grandes profundezas suas refeições são as mais variadas. Essa criatura assustadora tem uma mandíbula gigante que lhe permite comer praticamente qualquer coisa que venha em sua direção, independentemente do tamanho. No final de sua cauda há um órgão chamado fotóforo, que emite uma fraca luz, e que ele usa como isca para atrair presas.

Long-eared Jerboa

De forma semelhante a um pequeno canguru, o rato noturno usa sua cauda longa e suas patas traseiras para saltar. O roedor está em extinção, encontrado no deserto de Gobi, na Mongólia, tem ouvidos que são cerca de um terço maior do que a sua cabeça. Ele se alimenta principalmente de insetos. É tão extraordinária que é a única espécie do seu género.

Indian Gharial

A maioria de nós se acostumaram à aparência pré-histórica de jacarés e crocodilos, mas para quem não está acostumado a olhar para ele, o gavial indiano parece algo que veio diretamente da era dos dinossauros. Nativo dos rios indianos, tem um focinho muito longo, fino e equipado com uma fileira de dentes afiados.

Long-beaked Echidna

É um porco ou um tamanduá? Na verdade. O Long-beaked Echidna é um animal raro que é encontrado em Papua Nova Guiné. Esta criatura com hábitos noturnos é um parente do ornitorrinco, mas vive no subsolo, onde ele usa seu bico como uma ferramenta para procurar presas invertebradas, como larvas de insetos e vermes. Tem que comer alimentos macios, uma vez que não possui dentes. As crias são conhecidas como "puggles", que ficam em uma bolsa, onde recebem leite e alimentos da mãe.

Blobfish

Quando você for pescar a última coisa que você quer ver é um peixe destes. O Blobfish é extremamente raro, sendo encontrado nas profundezas ao largo das costas da Tasmânia e Austrália.

Naked Mole Rat

Com pele enrugada e rosa, e com nariz e dentes salientes este bicho é muito estranho. Vive em organizações parecidas com as de abelhas, onde "indivíduos" têm papéis na colônia. A maioria destes animais são encontrados no deserto do Sahara, na África. Via