24 novembro 2009

Intel: Chips em cérebros irá controlar computadores em 2020

Até o ano 2020, você não vai precisar de um teclado e mouse para controlar seu computador, dizem pesquisadores da Intel Corp. Em vez disso, os usuários poderão abrir documentos e navegar na Web usando nada mais do que suas ondas cerebrais. Os cientistas no laboratório de pesquisa da Intel, em Pittsburgh, estão trabalhando para encontrar maneiras de ler e aproveitar as ondas do cérebro humano, para que possam ser usadas para operar computadores, televisores e celulares. Para chegar a esse ponto, cientistas da Intel, estão trabalhando atualmente em decodificar a atividade do cérebro humano. O cientista da Intel, Dean Pomerleau, disse que a equipe usou Ressonância Magnética Funcional (RMf) para determinar as atividades do fluxo sanguíneo em áreas específicas do cérebro no exato momento em que pessoas pensaram em determinada imagem ou palavra. Com isto foi possível observar que as pessoas tendem a mostrar o mesmo padrão cerebral, ou seja, as atividades cerebrais dos indivíduos são similares quando estes pensam em um mesmo agente.

Por exemplo, se duas pessoas pensam na imagem de um urso ou ouçam a palavra urso ou até mesmo ouçam o grunhido de urso, estas pessoas vão mostrar uma atividade cerebral similar.

Pomerleau disse que os investigadores estão perto de ganhar a capacidade de construir uma tecnologia que identifica as atividades cerebrais e as traduz para serem usadas para manipular um computador. A ideia é desenvolver um sensor minúsculo, que possa ser implantado dentro do cérebro.

Via [computerworld]